terapia da fala

Terapia da Fala: falar com confiança

A fala é fundamental para a comunicação. A sua relevância é diária. E é mesmo impossível pensar um mundo sem ela. Não por acaso, a terapia da fala será uma prioridade a considerar. Especialmente para os que apresentam dificuldades. Mas também para os pretendem proteger a sua capacidade comunicativa.

 

A correta diagnosticação dos mais diferentes problemas de comunicação é fundamental. Ainda para mais deve ser visto de forma transversal. Pois desde muito cedo até idades mais avançadas problemas de fala são possíveis.

 

Dado ainda o crasso desconhecimento destas matérias. Erros podem ser cometidos. Como tal devem ser evitados a todo o custo. Não obstante, estamos aqui para o aconselhar.  Ajudando a reconhecer alguns sinais. Assim as nossas técnicas e serviços oferecem aplicações ao nível da linguagem. Mas também ao nível da motricidade facial. Ou ainda a alimentação, a aprendizagem e a leitura.

 

Os sinais!

 

Note que no caso dos bebés deverá ter em conta as dificuldades na amamentação. Especialmente na sucção do bebé. Importante também é tomar em consideração as dificuldades na ingestão. Ou até mesmo na mastigação.

 

Já ao nível de uma criança deverá ter em vários sinais. Tais como aparentes dificuldades na comunicação. Também em aspetos simples como ausência de comunicação verbal. Confusão na escrita ou sons. Dificuldades na formulação de frases completas e perceptíveis são possíveis. Outros sinais poderão também ser observados. Contudo estes são alguns dos principais a reter.

 

É essencial que as crianças diagnosticas com algumas destas condições sejam encaminhadas para uma terapeuta da fala, pois só com terapia será possível evitar que o problema se prolongue no futuro. Gerando danos irreparáveis.

 

Também nos adultos podem ser verificadas dificuldades. E a vários níveis da fala, desde ores faciais ou dificuldade total na articulação de palavras. Semelhantes dificuldades na mastigação. Ou distorção e/ou até mesmo gaguez são também sintomas que o deverá levar até uma terapeuta da fala.

 

O que é a Terapia da Fala?

 

O processo é constituído por várias consultas regulares. Com aplicação de um conjunto de técnicas e processos. A actuação da terapia envolve o trabalho ao nível da linguagem. Mas também articulação. Ou outras dimensões da linguagem. Contudo poderá ter de incidir sobre outros aspectos. A voz, a alimentação e a escrita. Serão alguns deles.

 

A terapia é também habitualmente recomendada a profissionais. Sobretudo os que desempenham a sua actividade através da voz. Professores, cantores, locutores de rádio, apresentadores ou até mesmo políticos. Assim, estes devem procurar ajuda para algum tipo de desgaste. Ou outro qualquer problema já mencionado. O terapeuta da fala será a solução.

Estamos ao seu dispor para o ajudar!

Venha saber mais sobre nós! No nosso Blog estamos também no Facebook e no Instagram.