o-mes-de-dezembro-e-a-importancia-da-higiene-oral

O mês de dezembro e a importância da higiene oral

O Grupo ACR sabe que este é o mês favorito de muitas crianças, seja pela fantasia do Natal, pelas brincadeiras em família, pelos presentes e… pelos chocolates! 🍫

A época Natalícia está mesmo à porta e, com isso, a quebra de algumas rotinas alimentares! Neste artigo iremos abordar alguns tópicos da importância de uma boa higiene oral. 🎅🏼🎄

 

É uma altura de festividade para toda a família, no entanto, é necessária atenção especial, principalmente no que diz respeito à saúde oral das crianças. Mas atenção, os adultos, apesar de autónomos, devem cumprir com as mesmas recomendações.

 

A nossa ideia é reforçar a necessidade de seguir bons hábitos de higiene oral para que os sorrisos permaneçam saudáveis para toda a vida. Por isso, o Grupo ACR recomenda que:

  1. Lave os dentes com frequência. Pelo menos deverá continuar a lavar os dentes duas vezes por dia, sem esquecer o fio dentário antes da escovagem e o elixir oral no final.
  2. Desfrute dos doces, mas… com moderação! Lavar os seus dentes 30 minutos após as refeições é muito importante para os excessos que os seus dentes sofrem nestes dias de festa. O açucar em demasia promove a acumulação de placa bacteriana, algo a prevenir e não remediar. Recorda-se da sensação de uma limpeza Oral? Pois é, vamos evitar! 
  3. Tenha atenção aos alimentos duros e/ou difíceis de mastigar. Desde os rebuçados às nozes, procure não trincá-los nem descascar com os dentes, isto pode resultar em dentes lascados ou partidos. 
  4. Os alimentos e bebidas mais ácidas devem ser desfrutados de forma estratégica. Desfrute de um bom copo de vinho ou de alguns refrigerantes mas, tenha em mente que este tipo de alimento e bebida mais ácida podem alterar o pH da nossa boca.

A estratégia pode passar por intercalar o copo de vinho com água ou então, no caso dos refrigerantes, faça-o com uma palhinha, de preferência reutilizável ou de papel.

Muitas famílias optam por viajar nesta época festiva e, caso não seja o seu caso, há sempre a hipótese de ir a almoços e jantares a casa de familiares. Em ambos os casos, deverá sempre se acompanhar de um kit com uma escova de dentes, pasta dentífrica e fio dentário. Não se esqueça, dê sempre meia hora após a refeição para escovar os dentes. Quando não o faz, está a prejudicar a sua saúde oral.

Aproveite esta quadra festiva, junto dos que mais gosta e, como medida preventiva, deve realizar uma visita ao médico dentista.

O papel dos pais é saber da importância do papel do médico dentista juntos dos mais pequenos, de forma a controlar a boa higiene oral, não apenas focar na época natalícia, mas durante todo o ano.

Em suma, para mais informações e novidades do Grupo ACR, acompanhe o nosso blog e siga-nos nas redes sociais Facebook e Instagram.