Psicologia

Psicologia

Na ACR temos uma ampla oferta de especialidades para todas as suas necessidades. A especialidade de Psicologia é cada vez mais procurada pelos pacientes. Nesse sentido, oferecemos essa especialidade nas nossas Clínicas de Freiria, Corroios e Sobreiro.

 

O que é a Psicologia? 

O termo Psicologia vem da junção das palavras “Psyche”/“Psiquê” e a palavra “Logia”/”Logos”. A primeira significa alma ou mente. Por sua vez, a segunda significa discurso, conhecimento e ciência. Assim, a Psicologia considera-se a ciência da mente, é o que estuda a mente e o comportamento humano.

A Psicologia realiza-se através da psicoterapia. Nesse sentido, Psicoterapia descreve-se como um conjunto de técnicas psicológicas que ajudam as pessoas com as suas emoções. Dessa forma, as técnicas podem também utilizar-se no tratamento de transtornos e/ou doenças mentais.

Psicoterapia realiza-se sempre por um psicólogo bem como um psiquiatra. O que distingue estes dois profissionais é a possibilidade de prescrever medicamentos. Enquanto que o Psicólogo é formado em Psicologia, o Psiquiatra é formado em Medicina. Por isso, este último, indica medicação juntamente com a Psicoterapia.

A especialidade de Psiquiatria também pode ser encontrada nas Clínicas do Grupo ACR.

 

O que trata a Psicologia? 

Esta especialidade tem um terreno versátil. Utiliza-se para tratar transtornos psicológicos, mas também serve para quem não os tem. Na realidade a Psicologia serve fundamentalmente para arranjar ferramentas para lidar com a mente. Por exemplo, por situações de stress, luto, resolução de conflitos ou pensamentos negativos.

Dessa forma, a Psicologia recomenda-se a toda a gente. Uma vez que, na atualidade, todas as pessoas sofrem de alguma destas condições.

Por outro lado, a Psicologia também trata os problemas da mente mais complexos:

  • Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
  • Transtorno de Stress Pós-Traumático
  • Vícios como Alcoolismo, Tabagismo, Drogas, Jogo
  • Transtornos alimentares como Anorexia e Bulimia
  • Os Transtornos de Personalidade
  • Transtornos Psiquiátricos como Esquizofrenia

Tipos de Psicoterapia

A Psicoterapia realiza-se a crianças e adultos. O tempo da sessão vai de 45 a 90 minutos, conforme a necessidade do paciente. As sessões realizam-se individualmente, em casal, com colegas de trabalho ou amigos.

O importante na Psicoterapia é o paciente estar confortável. Desta forma tem abertura para expressar as suas emoções. Por isso, e dependendo do problema a tratar, existem vários tipos de Psicoterapia.

  • Congnitivo Comportamental pretende mudar o pensamento da pessoa em relação a um determinado ponto da sua vida. Transforma comportamentos e sentimentos negativos.
  • Psicanalítica procura compreender o consciente e inconsciente do paciente. Tenta resolver conflitos internos.
  • Humanista Existencial procura o desenvolvimento pessoal. É a busca por autorrealização através de valores humanos.
  • Psicodinâmica é a ideia de que o comportamento atual é influenciado por experiências da infância.
  • Interpessoal, por exemplo, consiste em solucionar problemas de relacionamento. Assim, melhora a forma como o paciente lida com outras pessoas.
  • Dialética Comportamental é ensinar formas de resolver emoções que sejam prejudiciais ao paciente.

 

Se desejar saber mais sobre este assunto venha ao Grupo ACR. Saiba tudo o que necessita: no nosso Blog ou através do nosso Facebook e Instagram.