dentes do siso acr

Extração dos dentes do siso

O que são os dentes do siso?

Os dentes do siso, mais conhecidos como “dentes do juízo” são os últimos a nascer na dentição adulta. Quer isto dizer, que os dentes do siso são os últimos molares de cada lado dos maxilares a nascer, geralmente entre os 16 e os 20 anos.

Como se verifica e sendo os últimos dentes a aparecer, geralmente nunca há espaço suficiente na boca para crescerem saudáveis e sem qualquer problema associado. Isto pode fazer com que fiquem presos debaixo do tecido gengival, causando dor e inchaço como também, problemas de estética dentária.

Os dentes antes dos 10 anos tem raízes de menor desenvolvimento, por isso, as complicações são sempre menores. É recomendado entre os 16 aos 20 anos realizar exames para verificar se precisam de ser extraídos ou não. 

 

Quais são os casos para extrair os dentes do siso?

Em princípio e em grandes casos, deverão erupcionar os 4 dentes do siso, contudo, algumas pessoas não tem qualquer dente do siso. Com os dentes do siso a nascer, muitos dentes podem nascer de forma incorreta. Nesse sentido, se o dente do siso estiver mal posicionado, como por exemplo de lado, poderá provocar desalinhamentos dos restantes dentes, cáries, problemas nas gengivas, infeções graves, dores de dentes, dores de cabeça e ouvidos,

Caso tenha estes sintomas e seja um desses casos, infelizmente muito comuns, a melhor solução é extraí-los.

 

Como são extraídos? 

A extração pode ser efetuada com anestesia geral ou local. Atualmente, todas as anestesias são muito eficazes, por isso, a extração não causa dor, mas pode sim, demorar  conforme a posição a que se encontra o dente. A anestesia geral costuma ser necessária quando os dentes estão posicionados muito perto do nervo dentário inferior ou no seio maxilar. 

O paciente pode sentir incómodo, inchaço ou uma sensação estranha na boca durante as 48h seguidas, contudo o médico aconselha medicação e cuidados necessários para obter uma rápida recuperação. Em caso de piorar, deverá ligar para o médico dentista se houver dor prolongada ou intensa, inchaço durante alguns dias, sangramento ou febre. 

 

Benefícios

  • Evitar surgimento de cáries e doenças gengivais;
  • Impede que os restantes dentes fiquem tortos;
  • Impede que a saúde oral seja má;
  • Possibilidade de ficar com uma boa estética dentária boa 

 

Do que está à espera?

Ficou com dúvidas sobre este assunto? Não sabe se os seus dentes do siso já cresceram e encontram-se a agravar a situação dentária? Marque já a sua consulta.

No grupo ACR é realizado um exame para ver como se encontram os seus dentes do siso e a posição a que se encontram. Como diz o grande ditado “mais vale prevenir, do que remediar” ou seja, mesmo que não sinta dores, mais vale fazer exames para ter a certeza que não os tem. 

Não deixe a sua saúde oral em segundo lugar. Em conclusão, deseja saber mais sobre este assunto? Venha ao Grupo ACR e saiba tudo o que necessita: no nosso Blog ou através do nosso Facebook e Instagram.