cáries dentárias

Cáries dentárias

As cáries dentárias são uma doença de origem bacteriana que se inserem na superfície dos dentes e vão danificando o esmalte e a dentina.

Por norma, isso acontece devido à grande quantidade acumulada de açúcares e placa bacteriana na boca, que se converte em ácidos que desgastam os dentes.

Ainda que seja causada por uma bactéria, a cárie não é transmitida para outras pessoas, uma vez que está relacionada com a higiene e hábitos alimentares das pessoas.

Esta doença é uma das mais comuns e generalizadas, mas também é a que tem mais facilidade de tratamento.

 

O que causa as cáries

O que causa as cáries são as bactérias à superfície dos dentes que se alimentam de açúcares e carboidratos existentes na nossa alimentação, formando um ácido que irá estragar os dentes. 

O ácido origina uma camada viscosa, designada por placa bacteriana, e que contém mais bactérias. Portanto, se não tivermos uma boa higiene oral e dispensarmos o fio dentário, a placa vai acumulando e o risco de desenvolver cáries é maior.

 

Principais sintomas

Os sintomas das cáries dependem do grau e da localização das mesmas. Alguns dos sintomas mais comuns são:

  • Dores de dentes
  • Sensibilidade dentária
  • Manchas nos dentes
  • Dor ao mastigar
  • Inchaço

Se as cáries estiverem numa fase inicial podem não manifestar sintomas, daí a importância de ir ao dentista fazer um check-up com regularidade para identificar o problema o quanto antes.

O tratamento das cáries é fundamental para prevenir problemas maiores e, normalmente, consiste em limpar a cavidade do dente e colocar o respectivo preenchimento com uma substância adequada.

 

Como prevenir as cáries

Mesmo que as cáries danifiquem os dentes, na maior parte das vezes, é difícil evitar que elas apareçam mesmo que se pratique uma higiene oral corretamente. 

Quanto mais cedo o dentista identificar os sinais, maior será a probabilidade de evitar o aparecimento de novas cáries. Portanto, é fundamental seguir as indicações dos dentistas e evitar o consumo de açúcar:

  • Escovar os dentes 2 vezes ao dia
  • Usar fio dentário
  • Manter uma dieta equilibrada
  • Excepcionalmente, se não conseguir escovar os dentes depois da refeição principal, mascar uma pastilha sem açúcar

Dessa forma, marque a sua consulta no Grupo ACR para que, em conjunto com os nossos especialistas em ortodontia, possam realizar uma avaliação e o melhor tratamento adequado às suas necessidades. Acompanhe as novidades no nosso blog e siga-nos nas nossas redes sociais Facebook e Instagram.