Implantes Dentários

Como Cuidar dos Implantes Dentários

“Quanto tempo dura o implante dentário?” é das dúvidas mais frequentes dos nossos pacientes. Esta questão que concerne à durabilidade dos implantes dentários ainda que muito pertinente não tem uma resposta precisa, uma vez que a sua duração está relacionada a múltiplos fatores. Posto isto, hoje a abordagem que fazemos é entender como podemos preservar a vida dos implantes.

Implantes Dentários

A melhor opção terapêutica para restaurar um ou mais dentes perdidos, – implantes dentários – semelhantes aos dentes naturais, os implantes dentários são uma raiz artificial fabricada numa liga de titânico que será colocada no osso da maxila ou mandíbula e que irá suportar coroas de cerâmica ou pontes.

As vantagens dos implantes dentários ultrapassam, em larga medida, outras opções de tratamento, pela sua durabilidade, manutenção, conforto, preservação óssea e estética.

O que fazer para preservar a vida dos implantes?

A melhor forma de garantir a longevidade do implante dentário é ter uma higiene oral correta, que é um dos fatores de risco mais prominentes aos quais se deve prestar atenção. Assim, tal como os dentes naturais, escove-os da mesma maneira, principalmente a seguir às refeições e antes de se deitar. Opte por escovas macias e preferencialmente faça uma escovagem em movimentos circulares. A par da higiene oral diária dos tecidos das gengivas e dos dentes, os implantes dentários também necessitam de cuidados periódicos. Pelo que se recomenda que visite regularmente o seu dentista para efetuar limpezas e fazer check-ups com uma periodicidade, no mínimo de 6 em 6 meses.

 Esses cuidados e manutenção vão contribuir para que durem uma vida.

Como limpar o seu implante dentário

Para que os implantes dentários sejam e continuem igualmente eficientes é necessário que haja uma manutenção diária, à imagem de como trataria os dentes naturais. Na sua rotina de higiene oral diária deve:

  • Escovar três vezes por dia todas as regiões da boca;
  • Usar fio dentário, pelo menos, uma vez por dia;
  • Bochechar com elixir bucal para ajudar a manter as suas gengivas saudáveis;
  • Usar uma pasta de dentes adequada e recomendada pelo dentista.

Quanto tempo dura um implante dentário?

Os estudos apontam que implantes dentários apresentam uma elevada taxa de longevidade e podem durar muito tempo (para sempre, até). Estando intimamente ligados a um adequado programa de controlo e manutenção, desde o acompanhamento de uma equipa especializada aos cuidados do paciente com a sua higiene oral. Sendo esta última, a manutenção que cada pessoa faz com o seu tratamento, o fator mais importante que contribui em maior escala para preservar os implantes dentários.

Não deixe a sua saúde oral em segundo lugar. Na Grupo ACR temos todos os especialistas disponíveis para a/o ajudar e para satisfazer as suas necessidades. Tem dúvidas? Gostaria de obter mais informações? Teremos todo o gosto em ajudar, contacte-nos.

Acompanhe o nosso trabalho nas redes sociais Facebook e Instagram e explore o nosso blog para ficar a par de tudo.